Conhecimento em churrasco foi fator que fez com que gaúcho ganhasse visto nos EUA | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória
A justiça norte-americana entendeu que o churrasco gaúcho depende de conhecimento específico e que a rede brasileira Fogo de Chão pode levar um de seus cozinheiros, que havia sido impedido de entrar no país em 2010, para trabalhar nas unidades localizadas nos Estados Unidos, com o visto L-1B, concedido para trabalhadores especializados.
O Tribunal Federal de Recursos da Comarca de Columbia deu parecer favorável, por dois votos a um, à empresa levando em consideração que os estrangeiros que exercem função baseada na cultura e na tradição dos seus países de origem podem obter visto para os Estados Unidos. A Fogo de Chão tem nove restaurantes no Brasil e 24 nos EUA. Todos trabalham com profissionais treinados para assar carnes ao modo gaúcho.
A empresa já havia conseguido visto para aproximadamente 200 funcionários nos últimos dez anos, mas em 2010, o Departamento de Imigração negou a entrada de um deles. O restaurante entrou na justiça e perdeu em primeiro grau. Ao recorrer, a Fogo de Chão argumentou que os funcionários são treinados no Brasil e fazem carreira, iniciando como garçons, até chegarem a churrasqueiros. A manutenção de brasileiros serviria para garantir a uniformidade e a qualidade do serviço.
“Antes de atuarem nas unidades norte-americanas, os churrasqueiros passam por intenso treinamento nas unidades brasileiras. Lá, se aperfeiçoam no corte, tempero e forma de assar as carnes, seguindo as tradições gaúchas, diferencial que fez a rede se consolidar tanto dentro quanto fora do Brasil”, explicou o diretor de operações da rede Fogo de Chão no Brasil, Claudiomiro Rigo.
O intercâmbio internacional é usado como motivação para os funcionários da rede. “É um item do nosso plano de carreira que faz com que a rotatividade de profissionais no Fogo de Chão seja mais baixa que a do restante do setor alimentício”, salientou Rigo.
A primeira Fogo de Chão foi aberta em 1979 em Porto Alegre. Depois a marca foi para São Paulo, nos anos 1980. Hoje também há unidades em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, além dos restaurantes nos Estados Unidos.
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário